O eletroencefalograma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O exame é realizado por um técnico treinado e os registros são analisados pelo  médico especialista para seleção das telas e elaboração do laudo final. O EEG é realizado em uma sala especial no consultório médico. É de fácil aplicaçao e geralnmente todo o processo dura pouco menos de 30 minutos. Será solicitado que se deite de costas confortavelmente sobre a maca. O técnico irá posicionar entre 16 e 25 discos planos de metal (eletrodos) em diferentes porém pré-estabelicidos locais do couro cabeludo. Os discos serão imobilizados com a utilização de um gel que é condutivo. Os eletrodos são conectados por meio de fios a um amplificador e a um microcomputador que converte os sinais elétricos em uma série de linhas onduladas representando cada região. É necessário que se mantenha deitado quieto, com os olhos fechados, pois o movimentos dos olhos, das palpebras, da boca e dos músculos do couro cabeludo, embora reconhecidos, podem atrapalhar o andamento e os resultados. Pode ser solicitado que se faça algumas determinadas tarefas durante a gravação, como abrir e fechar os olhos, respirar profundamente e rapidamente durante vários minutos, ou submeter-se a luzes piscantes (estroboscópio).


O que se sente durante o exame:

Não se sente nada além do gel no couro cabeludo e é de breve duração. Pode-se levar um pente e uma toalha para retirar o gel dos cabelos antes de deixar o consultório.

 

Como se preparar para o exame:

O cabelo deve ser lavado na noite anterior ao exame para retirar o excesso de gordura do couro cabeludo. Não se deve usar óleos, cremes, sprays ou loções no cabelo. O médico pode solicitar que a ingestão de certos medicamentos seja interrompida antes do exame. Evite alimentos que contenham cafeína nas oito horas anteriores ao exame. Algumas vezes é necessário dormir durante o exame, e por isso pode ser solicitado que reduza as horas de sono na noite anterior.

 

 

Bebês e crianças até 5 anos de idade:

A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiências anteriores e nível de confiança. Para crianças menores (geralmente até os 5 anos de idade)  para que ela permaneça imóvel durante o exame eletrencefalográfico, é administrado por via oral, um xarope de hidrato de cloral com dose calculada pelo seu pêso (sono induzido). O hidrato de cloral tem início de ação rápido, quando bem absorvido, levando ao sono profundo e sua duração é breve, cerca de 30 a 90 minutos. O sufiente para realizar o exame.

É imprescindível seguir o jejum para evitar o vômito e para que o medicamento possa fazer efeito rapidamente.

  • Para exame em sono induzido, em crianças de 0 a 5 meses de idade, é recomendado jejum de 4 horas para sólidos ou leite e de 2 horas para outros líquidos.
  • Para exame em sono induzido, em crianças de 6 a 36 meses de idade, é recomendado jejum de 6 horas para sólidos ou leite e de 2 horas para outros líquidos.

Após realizado o exame, a criança é orientada a permancer no consultório até que o efeito comece a desaparecer. (Sob efeito medicamentoso, a criança fica como se estivesse dormindo, imóvel, as pupilas ficam pequenas e as conjuntivas avermelhadas. Conforme o medicamento vai sendo metabolizado, esses efeitos vão sumindo, as pupilas começam a reagir normalmente e a criança começa a acordar). Cuidado deve ser tomado após a criança pacordar pois ela permanece com seu equilíbrio prejudicado. Como toda criança gosta de brincar e correr, orienta-se o máximo de vigilância e não soltar as crianças para brincar até que o efeito tenha desaparecido por completo. Isto deverá ocorrer em pelo menos 4horas após o exame.

 

Maiores Informações veja aqui -> Eletrencefalografia

 

 Eletroencefalograma digital quantitaivo EEGq

ou Mapeamento Cerebral Computadorizado

 

 

 


atualizado em 08/08/09